quinta-feira, 2 de julho de 2009

Aparecendo na internet – Redes Sociais

Todos os dias recebo inúmeros pedidos de amizades nas redes sociais em que participo - Orkut, Twitter, Facebook, Digg, diHITT, Via6 - os famosos "Add", e não é raro o fato de eu não conhecer, ou sequer ter visto ou ouvido falar daquela pessoa¹. Normalmente, a atitude mais sensata e comum deveria ser simplesmente "deletar" ou, negar o compartilhamento das informações com mais esta pessoa na sua rede, mas não é isso que acontece.
Um impulso incontrolável e automático leva seu ponteiro do mouse no [Ok / Sim] e simplesmente se rende ao pedido de "Add".
Eu, no entanto não me rendo facilmente.
Sim eu quero saber quem é você! O que você faz, o que te trouxe até mim, se temos realmente coisas em comum, ou se é apenas um desses scripts robôs automáticos em busca de tráfego para o seu site e popularidade como fez o ator Ashton Kutcher numa disputa no Twitter contra a CNN para quem atingisse primeiro 1 milhão de seguidores.
Muitos são os perfis na rede hoje que não tem nenhuma informação a respeito da pessoa que o mantem! Nem sequer o nome! Tudo bem que por questão de privacidade e segurança - concordo plenamente - não se deve divulgar e-mails, telefones, endereços e claro, suas fotos mais pessoais (não, não estou falando de suas fotos de "nú artístico") mas o que dizer de perfis no Orkut que este nome (2S*#- :-D -#*2S)? (se esse é seu nome no Orkut, me desculpe a coincidência).
Para os mais sensatos mas ainda desconhecidos, simplesmente recorro aos amigos em comum, ou, melhor ainda, acesso o www.pipl.com. É realmente surpreendente o número de informações que podemos encontrar a nosso respeito na rede. Experimente. Sei que você deve ter pensado "Duvido que ele conheça todos os seus amigos do Orkut/MSN/Facebook/Via6 e blá blá blá" e eu respondo seguramente que sim.
Mesmo que você seja meu amigo, familiar, conhecido do trabalho ou da escola / faculdade, ou fez um comentário no meu blog ou Twitter e depois me adicionou em alguma rede, eu sei quem são cada um desses contatos e não pense você que eu sou paranóico ou que esteja perdendo meu tempo não. Isso chama-se seletividade e é cada vez mais comum acontecer no meio on-line como fazemos no "mundo real", escolhemos o que e quem nos interessa, as pessoas estão caindo na real e começando a aproveitar o real objetivo das Redes Sociais.

No próximo artigo farei uma espécie de tutorial explicando como fazer para ter seu perfil em cada uma dessas redes e o que se pode fazer nelas (sim, há um lado muito proveitoso nisso!).

E você?
Quer me "Add"?

Twitter - @fabioagora
Facebook - fabio.a.lima
Orkut – Fabio Lima
diHITT – Fabio-Lima
Digg - AprenderWeb
Via6 - Fabio Lima

* ¹ - Quando disse "Pessoas" na verdade, é modo de dizer, hoje nas redes sociais é muito comum a participação de empresas com seus perfis buscando a interatividade junto ao cliente.

4 comentários:

  1. Vejo a internet, como meio de interação entre as pessoas. Mesmo que não o conheça de fato presencial conhecer virtualmente e manter uma comunicação sadia é de suma importancia.

    ResponderExcluir
  2. Olá valgeva.
    É como você mesmo disse, "manter uma comunicação sadia" e isso só pode ser feito no Social Media se um mínimo de interesse em comum ligar as pessoas, do contrário, vai acrescentar que valor a ferramenta não é mesmo?
    Abraços e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  3. Fala Fábio! Que bom que você curtiu a matéria de como inserir os botões de redes socias no blog! Ficaram bem legais no seu blog!
    Agora me explica uma parada: Como você inseriu esse "Continuar lendo..." no seu blogspot??? Eu achava que esse recurso só funcionava no Wordpress... mas, pelo visto, você tem algum macete! Pode me dizer como? Abração!

    ResponderExcluir
  4. Rodrigo valeu mesmo cara!
    As redes sociais hoje são uma grande sacada na web, seja para fazer amigos, clientes, compradores, ganhar popularidade, ou, simplesmente conhecer + pessoas, e sua barra me ajudou muito!
    Abaixo o link que utilizei para fazer meus posts resumidos, mas vale o detalhe: Os posts antigos só terão aplicados a dica se você reeditá-los!

    http://blosque.com/2007/07/como-exibir-sumrios-dos-posts-com-link.html

    Abraços!

    ResponderExcluir