terça-feira, 7 de julho de 2009

Resolvendo os problemas do Speedy

Você também sofre com as instabilidades e problemas do serviço de acesso a banda larga da Telefônica, o Speedy? Não pode (ou não quer) esperar a Telefônica cumprir o que a Anatel determinou? Está enjoado das desculpas das atendentes do suporte do Speedy? Então, siga este passo-a-passo e fique livre dos problemas com o DNS da Telefônica e de quebra, navegue mais rápido na internet.

Problema:

Frequentemente temos sofrido com as panes do Speedy e sua instabilidade chagando a ficar horas sem conexão ou sem condições de navegação, onde até mesmo os sites mais conhecidos aparecem com uma mensagem de "A página solicitada não existe". A Telefônica foi proibida de comercializar o Speedy até que resolvam esses problemas. Você pode conferir as notícias que já publicamos seguindo os links espalhados neste artigo.

Explicando o problema:

O principal problema do Speedy pelas instabilidades do serviço está associado ao famoso erro 404 - página não encontrada - que é causado pela falta de resposta do servidor DNS (Domain Name Server ou, Servidor de Nome de Domínios).

Na prática, sua conexão é configurada para pegar um endereço de servidor de nomes automático junto a Telefônica assim que faz a autenticação e se você não tem um servidor estável, ele não te responderá quando você chamar o site que quer ver. Ele é responsável por responder para o seu navegador qual é o endereço do site que você está solicitando por exemplo, se você digitou www.portaldepaulinia.com.br o servidor DNS recebe essa solicitação e te encaminha para o endereço IP nº 74.54.97.18 (que é o IP onde está hospedado nosso site) e assim você visualiza nosso conteúdo.

Acontece que os servidores da Telefônica com todos estes problemas não conseguem responder a sua solicitação (e a de milhares outros clientes) e devido ao enorme tempo de espera o navegador simplesmente te devolve um erro 404 - Essa página não foi encontrada.

Solução:

OpenDNS

Explicando a solução:

Ora bolas, se o problema é o DNS eu não posso usar outro servidor? Sim, nós podemos!

E para isso não é preciso ser nenhum "nerd" com conhecimentos absurdos de informática não, eu vou te mostrar e o serviço é totalmente grátis/free.

O OpenDNS é uma rede de servidores utilizada no mundo todo por milhões de usuários comuns e também por empresas. É grátis e conta com servidores espalhados por todo o mundo, sendo este um dos motivos da sua estabilidade e confiança.

Vamos ao que interessa:

Se ao lado do relógio do Windows aparece um ícone com 2 computadores clique nele com o botão direito e selecione "Status" com mostra a figura abaixo, senão, clique em "Iniciar > Conectar-se" e clique com o botão direito na conexão padrão (que tem um sinal preto) veja :

 
ou

Logo em seguida clique em "Propriedades", veja:

Clique na 4ª aba chamada "Rede" na janela que se abriu e selecione "Protocolo TCP/IP" e clique em "Propriedades", assim:

 

Selecione "Usar os seguintes endereços de servidor DNS" como demonstrado abaixo:

E por fim, digite os endereço IP's para o servidor preferencial: 208.67.220.220 e para secundário: 208.67.222.222 e clique em "Ok", confira:

Ah tá, você acessa a internet por meio de um roteador, não tem problema. O site do OpenDNS também te ensina a configurá-lo.

Faça os testes e comprove! E quando ouvir de novo que o Speedy deu problema não se apavore! Mas também não dê mole, RECLAME!

Um grande abraço, e até a próxima.

Fabio Lima

3 comentários:

  1. graças a deus ainda não sofremos com o sinal do speedy nem com a linhas..mas como diz lucas silva e silva..tdo pode acontecer..


    primeira vez aki
    espero retornar mais vezes
    vi seu blog nu blog da Adriana...
    e sucesso ai nos posts muito bons =]
    aah e claro t convido a ir no insano:

    www.bocadekabide.blogspot.com

    e designar um redarguio lá sobre o dia mundial do rock and roll..
    abraço e ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário Deni.
    Já estou seguindo seu blog também...
    Quanto a Telefônica o presidente da mesma que "agora vai" e que em 13 dias - fazendo a conta de quando a notícia foi ao ar hoje faltam 9 dias - nós usuários já sentiríamos a diferença!
    Aguardo ansiosamente.
    E Rock é comigo mesmo!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Eu uso o OpenDNS, muito bom tb..
    http://www.opendns.com/

    ResponderExcluir