sábado, 1 de agosto de 2009

Google, Yahoo, Bing, YaBing, BingHoo mas WTF*?

Com a compra do Yahoo! pela Microsoft, que foi divulgado como acordo, acho que para não haver implicações legais, acompanhei quieto o alvoroço gerado na rede a respeito para só agora poder falar o que penso e percebi, não que minha opinião interesse a muita gente mas muitos profissionais da área se focam em pontos como dinheiro,quantidade de usuários, percentual de comparação entre Google e MicroHoo! (é assim que muitos estão chamando a “jointventure” bem como BingHoo, YaBing e por aí vai, a imaginação das pessoas é uma coisa maravilhosa).

E, venho compartilhar as conclusões que tenho sobre esse assunto com você.
Bom, eu não tinha dúvidas de que isso mais cedo ou mais tarde aconteceria, você tinha? A Microsoft não estaria insistindo numa aquisição dessas se não lhe fosse viável, então eu digo que sim, eles tinham desde sempre "$bala na agulha$" mas, é importante também fazer algumas observações que muitos estão deixando para trás.

Oras, o Yahoo! é de fato um dos únicos players da web mundial que depois de tanto tempo ainda se manteve no mercado de buscas com certa estabilidade mesmo com o Live e depois com o Bing, e eu pergunto, porque?
A Microsoft tem alguns dos melhores nerds profissionais do mundo, uma base invejável de usuários desktop do planeta ( e vai saber se alienígenas também não usam o Windows? Talvez por isso não conseguimos falar com eles ainda, sabe como é né, perto do objetivo ele sempre dá pau) e mesmo assim não conseguiu um “lugar ao sol” nesse mercado de buscas e principalmente marketing nas buscas.

Eis que lembro a todos de uma notícia que teve maior repercussão no ano passado, mas que já vinha de antes: Yahoo adere à web semântica!

Tá tá tá, muitos podem falar que todos os buscadores já tratam a web com base na semântica mas eu insisto, e é muito era simples comparar e saber do que estou falando, se você fizesse uma busca no Bing e a mesma busca no Yahoo e no Google perceberia que alguns resultados do Bing não eram tão relevantes assim, e sabendo disso acredito que a tecnologia do Yahoo além de seu programa de anúncios vai ser incorporada no Bing (claro, se eles passassem a usar o motor de buscas do Yahoo ao invés do Bing daria na cara né).

É isso aí, quem oferecer o que o usuário realmente quer na busca tem “meio caminho andado”, daí para oferecer o que o usuário quer na forma de um anúncio, ótimo e se o anúncio for de em cliente seu, melhor ainda, e se o usuário ficar contente e comprar, assinar, dar o que o vendedor quer voilá. Os anúncios vão ser mais eficientes e rentáveis e consequentemente vão anunciar mais e gastar mais dinheiro porém, felizes com o retorno.
Quem trabalha com Adwords, AdCenter e afins sabe do que eu falando. Não é difícil gastar R$ 1.000,00 em alguns minutos sem obter resultados...

E você, o que acha que vem por aí depois desses acontecimentos? Comente aí, deixe sua opinião.

*WTF = “What that fuck?” ou seja, “Que porra é essa?”

Nenhum comentário:

Postar um comentário